Origem do nome Abax

A palavra grega abax, que significa tábua de areia, deu origem a palavra ábaco. Dentro das tábuas, colunas de seixos eram dispostas sobre a areia. A palavra calcular deriva de calculus, palavra latina para seixo.

O ábaco ─ nascido na Mesopotâmia é o dispositivo de contagem mais antigo da história  – dominou o mundo da matemática desde 2.700 A.C. até surgir, entre 1.000 e 1.200 D.C., o sistema de numeração indo-árabico [i].

Durante séculos o ábaco foi o único instrumento aritmético, do império maia, no hemisfério ocidental passando pela Europa, até a Índia e o Oriente.

Na nossa língua, a palavra ábaco originou-se no latim abacus, através do grego abakus, derivado da sua forma genitiva abax de etimologia semítica (o fenício abak e o hebreu ābāq, significando areia).

Sendo essa a origem da denominação que escolhemos para nossa atividade que também realiza operações de cálculos para melhor avaliar e proteger o patrimônio de nossos clientes.

[i] Desafio aos deuses: a fascinante história do risco. Peter L. Bernstein, tradução Ivo Karytowski – Rio de Janeiro – Campus, 1997.